Produtores rurais estão descobrindo os benefícios do gerenciamento das operações mecanizadas através do uso de telemetria e gestão em suas máquinas agrícolas. Muitos já sabem que com o uso do sistema REX há possibilidade de aumento da produtividade das máquinas, redução no custo operacional e maior disponibilidade mecânica dos ativos. Se você ainda não conta com telemetria na sua operação, apresentamos abaixo 13 motivos pelos quais o REX pode ajudar a melhorar a gestão do seu negócio agrícola.

1 – Eliminação das fichas de papel

Com o REX, o tempo das fichas de papel ficou pra trás. Através dos apontamentos automáticos e dos apontamentos feitos diretamente no equipamento é possível saber onde e em qual operação a máquina está, quem a está operando e qual a produtividade do trabalho. A coleta e transmissão de dados sem interferência humana ajuda a resolver também um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas atualmente que é garantir a segurança das informações obtidas em campo.

2 – Melhoria da qualidade dos processos

Acompanhar de perto o que está acontecendo em campo é fundamental para poder atuar rapidamente, corrigir falhas e melhorar ainda mais a eficácia e eficiência da sua operação. Com o REX, você monitora as principais atividades do seu negócio, evitando gargalos e gerando resultados impactantes. Monitorar e controlar a velocidade de trabalho dos seus ativos, por exemplo, pode trazer uma série de benefícios para as operações agrícolas. Além de melhorar a qualidade dos processos, ajuda a reduzir acidentes e aumentar a disponibilidade de máquinas e equipamentos.

3 – Aumento da rentabilidade da operação

Com o REX, é possível identificar o tempo gasto com motor ocioso em cada máquina e, assim, reduzir o consumo de combustíveis. Com a melhoria da qualidade dos processos e otimização das frotas e rotas, melhora também a eficiência e a rentabilidade da operação. 

4 – Aumento da disponibilidade de máquinas

Com REX, é possível identificar momentos de ociosidade das máquinas e, assim, planejar da melhor forma as atividades das mesmas em campo, melhorando sua utilização. Com a otimização da frota, também é possível economizar com aquisição de novos ativos, manutenções preventivas e horas de trabalho de pessoal.

5 – Diminuição dos gargalos da operação

Com o REX, é possível identificar e monitorar as operações que mais ocasionam atrasos nos processos produtivos agrícolas, como, por exemplo, o abastecimento de combustíveis e de sementes/adubos, a troca de turno, intervalos de refeição, etc. Com esse acompanhamento, o gestor sabe como planejar melhor a operação, prevendo tempos e motivos de parada antes mesmo de o ativo começar o trabalho.

6 – Possibilidade de ver o rastro da operação

No portal REX, é possível visualizar o rastro diário das maquinas que estão em operação e, assim, identificar rotas incorretas e que não fazem sentido para a operação em questão. A análise dos rastros também ajuda a planejar melhor a logística de trabalho, fazendo com que os ativos percam menos tempo nos trajetos de deslocamento e manobras e sejam utilizados o máximo possível nas operações.

7 – Controle da Taxa de Pulverização

O REX possui também uma aplicação específica para ajudar a aumentar o rendimento da pulverização e evitar desperdício ou falta de agroquímicos na lavoura. Trata-se do REX Pulv, um sistema de controle e monitoramento de pulverização que controla coleta e transmite, através de múltiplas formas de comunicação, dados e apontamentos gerados durante o processo de pulverização.

A partir do Portal REX, é possível monitorar a aplicação de agroquímicos e a qualidade da pulverização através do acompanhamento de seus parâmetros vitais: pressão, vazão, taxa real, taxa desejada, RPM, velocidade.

8 – Geração de indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho da solução REX podem ser utilizados como fonte de informações para os sistemas corporativos de gestão a vista e até mesmo para estruturar os sistemas de pagamento por remuneração variável.

9 – Localização das frentes de trabalho

A geolocalização disponibilizada pelo REX permite que os gestores possam acompanhar a movimentação e o dinamismo da operação das frentes de trabalho, permitindo uma logística otimizada, reduzindo o tempo de deslocamento e os custos da operação.

10 – Monitoramento de velocidade e RPM

Com o REX, é possível acompanhar a RPM de cada máquina durante a operação, o que possibilita que o gestor possa atuar para manter os padrões da operação e reduzir o desgaste excessivo da máquina. Já em relação ao monitoramento da velocidade, os principais benefícios têm relação com a padronização e qualidade da operação. Saiba mais.

11 – Monitoramento remoto do horímetro

O principal benefício do monitoramento do horímetro é poder ter visibilidade poder planejar as manutenções preventivas e preditivas das máquinas de forma otimizada, ajudando a evitar problemas mecânicos e melhorando a disponibilidade mecânica das máquinas.

12 – Padronização da eficiência da operação

Com a possibilidade de comparar as operações realizadas envolvendo ativos, turnos, operadores, modelos de máquinas e frentes de trabalho, o gestor consegue ter ações pontuais no sentido de equalizar o desempenho dos colaboradores e ainda consegue inferir uma análise crítica sobre qual é o melhor modelo de máquina para sua operação no momento de tomada de decisão para renovação da frota.

13 – Subsolagem

Um dos aplicativos do REX é dedicado ao monitoramento da atividade de subsolagem/escarificação. Utilizando sensores instalados nos implementos (subsolador/sulcador), ele consegue monitorar a profundidade com que a atividade foi realizada, permitindo monitorar a qualidade da operação em um ambiente georreferenciado. Com este acompanhamento, o gestor consegue ter mais controle sobre a padronização do processo de preparo do solo, o qual é fundamental e pode comprometer toda a produtividade do ciclo agrícola.