Etapa fundamental em todas as operações agrícolas, o apontamento é o registro formal das operações realizadas em campo. Com ele, os gestores têm conhecimento se as atividades previstas foram realizadas com sucesso e se não, por que motivos isso aconteceu. Até pouco tempo, a única forma de se fazer essa comunicação era através das fichas de papel, um processo manual que, além de tomar um tempo precioso do operador, ainda possibilitava a ocorrência de falhas e desencontro de informações.

Hoje, graças à tecnologia do REX – Sistema de Registro de Execução Agrícola, os apontamentos de atividades em fichas de papel foram substituídos pelos apontamentos automáticos, que são extraídos diretamente das máquinas  e permitem acelerar a captação e a transmissão de informações. A coleta de dados sem interferência humana ajuda a resolver também um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas atualmente que é garantir a segurança das informações obtidas em campo.

Como funciona

Instalado nas máquinas e implementos agrícolas, o REX permite criar os boletins diários a partir da coleta das informações diretamente dos sensores para identificar quatro situações distintas da operação: trabalhando, motor ocioso, parada e deslocando. Com o apontamento automático, é possível saber de forma segura e precisa onde e em qual operação está a máquina, qual o status dela em um determinado momento, o número de hectares trabalhados e o tempo total da operação. Somente os apontamentos de parada exigem a interação do operador para informar ao sistema os motivos pelos quais a máquina está inativa.

As informações registradas em campo são transmitidas para o Portal REX, de onde podem ser acessadas pelos gestores em forma de dados e relatórios (padrão e personalizados) que podem inclusive abastecer, através de integrações, o ERP utilizado pela empresa. De grande importância no cenário atual das empresas agrícolas, os apontamentos automáticos ajudam a criar uma gestão mais precisa e efetiva e contribuem para a sustentabilidade e crescimento dos negócios.