Em tempos de crise econômica, muito se fala em reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a rentabilidade. Mas você sabe exatamente como andam os custos da sua operação agrícola? Sabe como está o rendimento das máquinas em campo, dos operadores e jornadas de trabalho? Manter visibilidade e controle sobre essas informações é essencial para obter excelentes resultados e aumentar a rentabilidade do seu negócio agrícola.

Pensando nisso, a Enalta desenvolveu o REX – Sistema de Registro de Execução Agrícola, que promove o gerenciamento da performance dos ativos em tempo real, com dados extraídos das máquinas em campo e transmitidos para a cloud. Com base nos indicadores gerados, possibilita uma análise mais rica e precisa dos dados operacionais que ajudam na tomada de decisões, tornando-as mais assertivas, possibilitando a redução de custos e a otimização da operação. A solução agrega mais controle e rastreabilidade às operações e ajuda a aumentar a eficiência e disponibilidade dos ativos.

Sobre o sistema

O REX funciona com a instalação de um computador de bordo que identifica os status da máquina automaticamente e coleta as seguintes informações de trabalho: Trabalhando (automaticamente de acordo com o implemento ativado e/ou em trabalho), Motor ocioso, Parado, Desligado e Deslocando.  Após coletar os dados em campo, o dispositivo os envia, através de múltiplas formas de comunicação, para o Portal REX, onde eles ficam armazenados de forma segura, podendo ser acessados remotamente de qualquer computador ou tablet conectado à internet.

Desta forma, é possível acompanhar parâmetros como área trabalhada, horas trabalhadas por máquina, horas trabalhadas por operador, horas improdutivas, local de trabalho, motivos de paradas e horímetro de máquina. Além da visualização em tempo real, tudo isso pode ser enviado como boletim para o ERP utilizado pela sua empresa para, assim, gerar inúmeras possibilidade de análises e inferências para melhoria de efetividade e rentabilidade operacionais.