Monitorar e controlar a velocidade de trabalho dos seus ativos pode trazer uma série de benefícios para suas operações agrícolas. Melhorar a qualidade dos processos, reduzir acidentes e aumentar a disponibilidade de máquinas e equipamentos são apenas algumas dessas vantagens. Com o REX, você acompanha de perto o que está acontecendo em campo e pode atuar rapidamente para corrigir falhas e melhorar ainda mais a eficácia e eficiência da sua operação, gerando resultados impactantes.

Você sabia que o monitoramento da velocidade pode determinar o sucesso ou o fracasso de algumas operações agrícolas? Muitas vezes não nos atentamos ao fato de que a velocidade é diretamente proporcional à qualidade de execução do processo agrícola, já que cada operação tem uma faixa recomendada.

Um bom exemplo é em algumas operações de plantio, em que a velocidade ideal precisa ser mantida entre 4 e 6km/h. Se esse parâmetro for desrespeitado, podem ocorrer falhas na lavoura por falta ou excesso de sementes/mudas e o problema só ficará visível após a germinação das plantas, ocasionando prejuízos e redução da efetividade operacional.

Outras atividades como a adubação, a pulverização e a colheita também podem sofrer com os efeitos da redução ou excesso de velocidade. Além disso, o controle desse importante parâmetro pode ajudar a reduzir acidentes e a diminuir a fadiga das máquinas e implementos, aumentando a disponibilidade mecânica de ativos.

Como o REX pode ajudar a resolver problemas de velocidade

A plataforma REX contribui para que as operações sejam conduzidas de forma adequada e dentro dos parâmetros ideais, resultando em qualidade, produtividade e redução de gastos com retrabalho e fadiga das máquinas. Com o monitoramento e envio das informações atualizadas para o Portal REX, onde quer que estejam, os gestores conseguem acompanhar o que está acontecendo no campo, com informações detalhadas sobre produtividade, horas trabalhadas por máquina e por operador, locais de trabalho, velocidade de trabalho, dentre outros resultados.

Especialmente para inibir falhas de velocidade, futuras funcionalidades do sistema contemplarão alertas de desvios da velocidade ideal programada, que irão informar o operador automaticamente sobre a divergência do parâmetro para que o mesmo possa tomar uma atitude imediata para corrigir o problema.

O que é o REX?

REX é uma plataforma de inteligência em agricultura digital, desenvolvida para ajudar empresas a agir sobre os dados coletados em campo. Com o REX, é possível monitorar os ativos de forma eficaz, extraindo relatórios e estatísticas da operação agrícola, que ajudam a criar uma gestão precisa, eficiente e de alto desempenho.

Saiba mais.